terça-feira, 14 de agosto de 2018
Ácidos nucleicos
- São as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e são responsavéis pelo controle dos processos vitais básicos. Os ácidos nucleícos sa grandes unidades de moléculas constituidas por unidades menores de ''nucleotídeos''.
- São as moléculas "Mestras" da vida;
- Existem 2 tipos : O DNA e o RNA
- RNA : Ácidos ribonucleíco
As bases do DNA são: Adenina, Guanina, Citosina, timina.
As bases do RNA são: Adenina, Guanina, Citosina, Uracila
Bioquímica celular (proteínas)
A proteína é uma macromolécula composta por Cadeias lineares de aminoácidos. Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos. As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. As proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora. Elas também participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Os compostos orgânicos podem ser agrupados em 5 categorias, de acordo com a função: estrutural, enzimática, hormonal, nutritiva e de defesa.
Bioquímica Celular ( Lipídios)
Glicerídeos: são esteres, pois formam - se da reação entre um ácido graxo e o glicerol (um tipo de álcool). Os glicerídeos mostram - se sólidos ou líquidos, sendo conhecidos, como gorduras e óleos.
Cerídeos: formados por ácido graxo e álcool de cadeia mais longa que o glicerol. Podem ser encontrados na cera de abelha (sendo a base da construção da colmeia), na superfície das folhas (como a cera de carnaúba), de frutas (como a manga) e no cerume (cera de ouvido). A função clara dos cerídeos no caso dos vegetais é de impermeabilização, com propósito de impedir a perda excessiva da água.
Esteroides: Podem ser encontrados na cera de abelha (sendo a base da construção da colmeia), na superfície das folhas (como a cera de carnaúba), de frutas (como a manga) e no cerume (cera de ouvido). A função clara dos cerídeos no caso, dos vegetais é de impermeabilização, com propósito de impedir a perda excessiva da água.
Bioquímica Celular (Carboidratos)
Os carboidratos são divididos em três grupos: Monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídeos: São carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 7 átomos de carbono.Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.
Os principais monossacarídeos são: Frutose, Glicose, Galactose, Ribose e Desoxirribose.
Oligossacarídeos: São açucares, formados pela união de dois a dez monossacarídeos, geralmente hexoses. O prefixo oligo deriva do grego e quer dizer pouco. Os oligossacarídeos mais importantes são os dissacarídeos, que são carboidratos feitos com dois monossacarídeos e a perda de uma molécula de água (desidratação). Ex: Sacarose, Lactose e Maltose.
Polissacarídeos:São macromoléculas formadas pela junção de muitos monossacarídeos. Os principais polissacarídeos são os Amidos, Celulose e glicogênio.
Assinar:
Postagens (Atom)